segunda-feira, 30 de abril de 2018

Imagem, palavra, ação

Sala elíptica, Hamburgo 1926-1933
1) Fritz Saxl tinha a intenção de contratar ou Le Corbusier ou Gropius para o projeto da nova Biblioteca Warburg em Hamburgo. O projeto, contudo, foi de Gerhard Langmaack. Segundo Edgar Wind (The eloquence of symbols, Oxford, 1983, p. 110), a forma elipsóide da sala principal da biblioteca teria sido determinada por Warburg, "em memória da troca esclarecedora de ideias que eles (Warburg e Cassirer) haviam tido nessa ocasião", ou seja, quando Cassirer foi visitá-lo na clínica psiquiátrica em Kreuzlingen, com referência à significação cosmológica da elipse.
2) Depois da morte de Warburg, em 1929, Saxl publica um artigo sobre a Biblioteca no qual esclarece o objetivo desse instituto de pesquisa (o estudo de um problema, o da sobrevivência do antigo), mas propondo outro ponto de vista: a sobrevivência do antigo torna-se o campo de experimentação através do qual é possível estudar o jogo das constantes/variáveis na memória coletiva da humanidade. Nessa perspectiva, todos os campos do saber estão ligados por um substrato arcaico comum: a reflexão do indivíduo sobre ele próprio e sobre o mundo, no mesmo momento em que faz penosamente emergir a química do casulo da alquimia, a ciência do casulo da magia, produz ideias filosóficas, que são como o destilado e o ponto de ancoragem desse processo.  
3) A sala elíptica é destinada a servir tanto de sala de leitura quanto de anfiteatro para as conferências. Os livros são organizados em quatro níveis, nos quatro andares do prédio. Cada nível corresponde a uma ideia-chave do pensamento de Warburg: Orientierung, Bild, Wort, Handlung - Orientação, Imagem, Palavra, Ação (a última, contudo, é complexa: às vezes aparece como Drômenon, expressão que vem da linguagem grega dos mistérios, em particular os de Elêusis; os textos antigos distinguem "o que é mostrado" durante os ritos, deiknumenon, "o que é dito", legomenon, e "o que é feito, cumprido", drômenon. O jogo consistiu provavelmente em fazer alusão a Bild e a Wort pela evocação implícita do que é "mostrado" e do que é "dito"). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário