segunda-feira, 22 de março de 2021

Memória, registro


1) Quando Derrida fala do "mal de arquivo" nos anos 1990, o faz a partir de uma dupla perspectiva, duas camadas simultâneas e sobrepostas de uma mesma questão: Derrida fala do arquivo físico de Freud - sua casa-museu - e do arquivo intangível de Freud, ou seja, da repercussão de suas ideias, conceitos, teorias (mais especificamente, Derrida condensa as duas camadas ao privilegiar as ideias de Freud sobre o registro e o arquivamento - não apenas o "arquivo-Freud" de forma geral, mas as reflexões do próprio Freud sobre a capacidade da linguagem de registrar/arquivar os processos psíquicos; a capacidade da memória de, ao mesmo tempo, oferecer um acesso aos traços desse arquivo e uma ilusão da possibilidade de tal registro).

2) Nesse último sentido específico, a aventura de Freud espelha, para Derrida, a própria aventura da metafísica - ou seja, o "mal de arquivo", o desejo de sempre encontrar origens, pontos de início, fundações (nesse ponto, a autoridade de Freud como fundador da psicanálise é atravessada pela questão mais ampla da própria "autoridade", aquela responsável pelo princípio de organização do arquivo e de sua acessibilidade). Para Derrida, a psicanálise transforma a relação com o arquivo (não apenas o arquivo da psicanálise, mas a própria pulsão arquivística que marca tanto a memória quanto a linguagem), transformando a abordagem daquilo que pode ser lido mesmo quando é reprimido ou recalcado (pois o arquivo administra tanto a visibilidade quanto a invisibilidade).

3) O mal do arquivo, em outras palavras, é uma espécie de doença do tempo e da história, uma afecção da percepção do tempo e da história. Nesse sentido, a elaboração de Derrida a partir de Freud, do arquivo e da psicanálise é, mais uma vez, uma releitura das ideias (extemporâneas) de Nietzsche sobre a "utilidade" e "desvantagem" do pensamento sobre o passado (não é por acaso que tanto Nietzsche quanto Freud sejam identificados como figuras pioneiras de um discurso que questiona não só os próprios fundamentos, mas a necessidade que o discurso tem de sempre buscar fundamentos). 

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