sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Contágio


1) Frazer (O ramo de ouro) afirma que a magia opera a partir de dois princípios: de um lado, a ideia de que o semelhante produz o semelhante, que o efeito é assemelhado à causa; de outro, a ideia que as coisas, uma vez postas em contato, continuam a agir à distância umas sobre as outras, mesmo depois de encerrado o contato físico (uma sorte de lei do contágio). Lévi-Strauss (O pensamento selvagem), por sua vez, comenta como o sistema de rastreio de pistas no deserto australiano (o aborígene que lê pegadas, nuvens, ventos) é correlato ao sistema de "navegação" do morador das grandes cidades (ler as placas de trânsito, o olhar do outro motorista, a variação de ruído nos motores), ambos sistemas de controle de signos que solicitam intelecção.

2) The Power of the Dog - o filme de Jane Campion - articula os dois registros: uma narrativa do contágio que se desenrola em paralelo a uma educação do olhar-rastreador. As posições temporais, contudo, estão mescladas de forma complexa: o contágio diz respeito tanto ao envenenamento de Phil quanto a sua relação passada com Bronco Henry; a educação do olhar-rastreador se dá tanto entre Phil e Bronco Henry quanto entre Phil e Peter (que inverte em parte essa relação quando mostra a Phil, abruptamente, que ele também é capaz de reconhecer o cão na face da montanha). A caixa secreta, que guarda as revistas de Bronco Henry, serve de artefato-fetiche, fechando o circuito da triangulação Phil-Peter-BH (ela garante que o contágio se espalhe ao longo do tempo, mesmo décadas depois da morte de seu dono).

3) O contágio (do veneno em Phil) se dá através do corte, o corte na mão feito no momento em que perseguem um coelho assustado que se esconde numa pilha de pedaços de madeira. O corte, de resto, é um detalhe que se destaca na composição geral do filme e do personagem - em outras palavras, é um punctum. Na Câmara clara, Barthes fala do punctum precisamente como "ferimento" ou "picada", aquilo que na imagem leva a um "ferimento" do olho/no olhar, um golpe, um corte, uma "pontuação" (é digno de nota, portanto, que o detalhe do corte na mão de Phil seja precisamente um punctum, o ferimento do corpo é simultaneamente o ferimento da imagem, aquilo que chama o olhar, que atrai o olhar, que galvaniza a atenção e que torna possível o contágio - e, com isso, o encerramento, o clímax, o arremate, a catarse, o gozo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário