segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Nazif Topçuoglu, dança cossaca

As fotos muito perturbadoras de Nazif Topçuoglu:


*
Imagens que podem ser tão estranhas quanto um conto de Virgilio Piñera, especialmente um conto de 1957, chamado A montanha:
A montanha tem mil metros de altura. Decidi comê-la pouco a pouco. É uma montanha como todas as montanhas: vegetação, pedras, terra, animais e até seres humanos que sobem e descem por suas encostas.
Todas as manhãs me atiro de boca sobre ela e começo a mastigar o que parecer primeiro. Assim fico várias horas. Volto para casa com o corpo moído e as mandíbulas em brasa. Depois de um breve descanso sento-me no vestíbulo para olhá-la em sua azulada lonjura.
Se eu dissesse estas coisas ao vizinho, decerto se escangalharia de rir ou me tomaria por louco. Mas eu, que sei o que tenho nas mãos, vejo muito bem que ela perde redondez e altura. Então falarão de transtornos geológicos.
Aí está minha tragédia: ninguém vai querer admitir que fui eu o devorador da montanha de mil metros de altura.
Esse tipo de transtorno geológico que encontramos também em Kafka, em seu desejo rigoroso de reduzir tudo aos elementos primordiais. Uma anotação em um caderno de 1922, que Roberto Calasso encontra nos arquivos da Bodleian Library de Oxford, onde estão os manuscritos de Kafka. O visionário de Praga escreve assim:
Como alguém que tem uma casa insegura e quer construir uma outra, segura, ao lado, se possível com o material da antiga. Mas a coisa fica séria se, durante a construção, suas forças o abandonarem e então, em vez de uma casa insegura mas completa, ele ficar com uma casa semidestruída e outra pela metade, ou seja, com nada. O resultado só pode ser a loucura, uma espécie de dança cossaca entre as duas casas, durante a qual o cossaco raspa e revolve a terra com os tacões das botas, até que uma fossa se forme sob seus pés.

Kafka fala do único resultado possível: a loucura. O impossível do desejo: construir uma casa com o material daquilo que se destrói. Kafka fala de uma dança cossaca, uma dança da loucura, na qual se raspa tanto os pés no chão que uma fossa se forma, uma cova, onde finalmente se cai, morto de loucura. Uma dança cossaca que lembra a tarantela, a teatralização da picada mortal, do breve momento que o sujeito não é nem vivo, nem morto, refém do veneno da aranha, da tarântula, em uma oscilação terrível do homem ao animal, e vice-versa - e Deleuze comenta o devir-animal na tarantela em Mil platôs, vol. 4.
Ou seja, com nada.

3 comentários:

  1. cristalina a parábola da montanha. quando chegou kfka , no entanto, pensei por um momento que a fossa fosse um cagadeiro, pois mesmo sem casa é necessário continuar excretando . kafka era muito preocupado em gerenciar dejetos, há uma cena sensacional em america onde ele tem que levar o café da manhã para brunelda mas já passou da hora na pensão, entao ele vai até a cozinha com robinson e delamarche e junta os restos dos cafés da manha dos outros hóspedes numa bandeja formando um belo café da manhã, e pensa ainda por cima que poderia ser feito melhor, que amanhã fará melhor (como a casa do cossaco). associar a dança com a morte também me remete a shiva o deus da destruiçao.

    ResponderExcluir
  2. "Kafka era muito preocupado em gerenciar dejetos" - a frase é estupenda e capta toda a meticulosidade de Kafka só com essa expressão: "gerenciar dejetos". Imagina que lindo corte transversal não daria: ler a obra de Kafka a partir do destino do dejeto. Começo com "A construção", história na qual o sujeito constrói para si uma toca/armadilha - como um túnel de prisão, como a fossa da dança cossaca.

    ResponderExcluir
  3. sim, embora eu prefira o lado klown de kfka , realmente mais levado em conta nos romances. o exemplo do café da manhã puxa para esse lado, mas a construção já é mais "construída", as hist'rias curtas eram escritas para matar a sede de publicação e de reconhecimento (lidas exaustivamente para as pessoas), mas os romances eram a densidade informe e paralela, muito mais louca e obscura na minha opinião, e mais "fora de controle" (tanto que se perderam pelo caminho). É muito legal vc ler diante da lei, mas é muito mais legal vc "assistir" ao processo de camarote, dando algumas boas risadas. é muito legal o foguista, mas só o livro inteiro vai desaparecendo até o fim praticamente invertebrado. Esse inacabamento, essa suave dissipação das novelas sem fim, os odradeks? permitem a instauração de k., para mim o aspecto mais interessante de kafka, k. está completamente perdido, sempre, e é sempre inocente, e não tem fim (involuntariamente: quer chegar e no entanto nao consegue), ao passo que assume um controle violentamente patriarcal e vingativo quando escreve suas histórias curtas, usando machadinhas quando acaba. Claro que ele (k.) também está preocupado com os dejetos (as próprias historias curtas?), mas ele é praticamente um chaplin almofadinha, nao vamos tão longe, mas quase até um mr. bean.

    (por favor, ler de novo substituindo a palavra "curtas" por "cartas". por incompetência nao consegui construir a ambigüidade, mas ela há)

    ResponderExcluir