tag:blogger.com,1999:blog-4207909980352343290.post3446255041146681231..comments2024-03-22T15:53:09.240-07:00Comments on Um túnel no fim da luz: Sou um homem doenteKelvin Falcão Kleinhttp://www.blogger.com/profile/16949078301502498223noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4207909980352343290.post-26053075441694701792011-11-17T03:54:04.045-08:002011-11-17T03:54:04.045-08:00Excelente, Leo. E você tem razão: nada é aleatório...Excelente, Leo. E você tem razão: nada é aleatório. Coetzee tem uma consciência artística titânica.Kelvin Falcão Kleinhttps://www.blogger.com/profile/16949078301502498223noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4207909980352343290.post-87061260154719047572011-11-12T08:06:48.323-08:002011-11-12T08:06:48.323-08:00Há uma outra oscilação no Mestre de Petersburgo, q...Há uma outra oscilação no Mestre de Petersburgo, que é o constante conflito entre pais e filhos, que toma diversas formas, dentre elas o conflito geracional na Rússia, a nova geração se rebelando contra a antiga, contra os pais, na figura do jovem revolucionário. Se Coetzee-Dostoievski por vezes sente alguma simpatia pelo jovem niilista revolucionário, é porque o jovem faz Coetzee lembrar do fantasma do filho morto, que Coetzee-Dostoievski carrega dentro do peito. Nesse sentido, o contexto histórico deixa de ser só pano de fundo pra história e se torna outra fonte de agonia pro protagonista (que, como você disse, procura a dor o tempo todo). Incrível como realmente nada é aleatório nesse livro.Leonardo Petersen Lamhahttps://www.blogger.com/profile/15357131544305026049noreply@blogger.com